Objetivo
Através de um jogo de cartas gerado a partir da utilização dos dados abertos da Câmara dos Deputados, pretendemos simular o processo de discussão e deliberação das proposições, estimulando a sensibilização e mobilização social para o acompanhamento dos canais de transparência e acompanhamento das informações públicas.
Como foi produzido
Obtendo os dados da câmara através das APIs de Dados Abertos, conseguimos obter a lista de deputados, comissões e os projetos de lei discutidos na semana. Desenvolvemos um script em bash para obter os dados e gerar as cartas automaticamente em formato SVG. O script monitora os dados das APIs da Câmara e utiliza os seguintes XPath para montar o banco de dados do jogo em formato CSV:
API ObterDeputados: http://www.camara.gov.br/SitCamaraWS/Deputados.asmx/ObterDeputados
- //deputados/deputado/nomeParlamentar
- //deputados/deputado/partido
- //deputados/deputado/uf
- //deputados/deputado/urlFoto
API ObterOrgaos: http://www.camara.gov.br/SitCamaraWS/Orgaos.asmx/ObterOrgaos
- //orgaos/orgao/@sigla
- //orgaos/orgao/@descricao
API Orgao ObterPauta: http://www.camara.gov.br/SitCamaraWS/Orgaos.asmx/ObterPauta?IDOrgao=2004&datIni=01/01/2012&datFim=30/04/2012
- //pauta/reuniao/proposicoes/proposicao/sigla
- //pauta/reuniao/proposicoes/proposicao/ementa
Algumas cartas do jogo foram criadas sem necessidade da API, pois representam a influência que a sociedade civil pode ter nos processos de deliberação da Camara, como as cartas de Mídias e Manifestação Popular, capazes de modificar os resultados do jogo.
Em seguida, utilizando o Inkscape produzimos o visual das cartas e geramos dinamicamente uma versão impressa. O jogo foi testado pelos desenvolvedores e participantes do Hackathon.
Como funciona
O Deliberatório deve ser jogado por dois a quatro jogadores. Cada jogador assume o desafio de articular apoios para seu lado a fim de aprovar ou reprovar as proposições em jogo. Para isso, deve conquistar o apoio de diferentes Camadas da Sociedade, Deputados, Partidos e Órgãos da Câmara.
O apoio aos projetos de lei está representado nas cartas por valores numéricos que regulamentam a lógica do jogo, inspirada no processo real de deliberação da Câmara dos Deputados.
Existem diferentes tipos de cartas disponíveis para o jogador. São elas:
- Deputados: somam 3 pontos para a aprovação das proposições em jogo.
- Órgãos: somam 10 pontos, se a proposição em jogo estiver em discussão naquela comissão. Cartas de comissão são um tipo especial de carta de estratégia.
- Proposições: São o foco central do jogo, cada Proposição tem uma pontuação que deve ser o resultado dos deputados e órgãos na mesa
- Eventos: São cartas que modificam os resultados do jogo de diferentes formas como, por exemplo, alterando a pontuação de uma proposição ou permitindo troca de carta entre os jogadores. O efeito descrito em cada uma dessas cartas pode se sobrepor a outras regras.
O jogo começa com dois baralhos: um com as proposições da semana gerado automaticamente, e outro contendo as demais cartas do jogo. O baralho das proposições Fica a Direita e os das demais cartas à esquerda. A proposição em debate fica no centro da mesa e cada jogador posiciona suas cartas de deputados e proposições próximas a si, conforme indicado no Diagrama.
O Deliberatório funciona em turnos. No primeiro turno, cada jogador compra 4 cartas do Baralho à Esquerda para a sua Mão. Em seguida um dos jogadores deve puxar uma carta do topo do Baralho de Proposições e posiciona-la no centro da mesa. O jogador que seleciona a proposição é o primeiro a jogar e no seu turno, ele pode baixar apenas 01 carta de Deputado por turno ou 01 carta de Estratégia. Na etapa final do turno, o jogador soma os pontos de suas cartas na mesa e verifica se conseguiu ou não aprovar a Proposição.
Em seguida, dá-se início o turno do segundo jogador, onde ele repete as mesmas etapas descritas anteriormente. Ao voltar o turno do primeiro jogador, este agora só saca 01 carta do baralho à esquerda, e assim por diante para cada jogador.
O usuário poderá através do site deliberatório.com.br gerar as cartas, a partir das pautas em discussão na semana do acesso, e imprimi-las para uso offline. Com isso, esperamos levar o jogo para além da necessidade de conexão rápida que permitiria a jogbilidade multiplayer e alcançar comunidades para que possam se beneficiar do aprendizado de processo legislativo e das pautas em discussão na camara.
Como o jogo termina
O jogo termina quando algum dos jogadores aprovar 5 Proposições.